Blogger Template by Blogcrowds.

Da conversa com Vento

Niterói, 02 de junho de 2013

Era final de tarde. Uma hora, apenas uma, separava-me do Ocaso de rosáceos dedos. O céu ainda encontrava-se claro e nublado. As nuvens forravam as alturas com um cinza melancólico. Meu humor harmonizava-se com a morada dos deuses.

Sentei-me. Meus pés balançavam, pendurados no ar. O verde da grama em que estava sentado contrastava com a cor escura das pedras do penhasco, meu trono particular. Era um penhasco escarpado: mais alguns centímetros a frente e o abismo acolheria-me me seus braços rochosos. Abaixo, muito mais abaixo, talvez centenas de metros abaixo, as pedras úmidas pela água salgada. Ondas iam e vinham, chocando-se contra a parede de meu templo solitário. As gostas que respingavam fariam bem ao meu rosto, já tão marcado, mas, era triste ver que estavam tão distantes. Nada havia que se mexesse, a não ser o misterioso mar.

 Não sei por quanto tempo fiquei lá, sentado, convidado pelo abismo a pular. Dava-me vertigem o desejo de me jogar. Como Odisseu, eu ouvi o canto das sereias, mas não me rendi. Até que ouvi outra voz. Olhei para os lados, e ninguém por perto estava. Mais alguns segundos e a voz novamente chegou até a mim. “Quem é você?” foi minha resposta. “Sou aquilo de quem falam, mas que nunca veem. Sou invisível como os deuses, e por vezes os sirvo. Destruo mas também afago. Sou indomável companheiro dos homens. Sou Vento.”

“O que estás a fazer?”

“Não olhes diretamente para mim, pois me ver não podes. Torce teu pescoço, inclina tua cabeça, atina teus ouvidos. Quando eu passar, ouvirás o eco de meu corpo, e tu terás a resposta.”

“O que estás a fazer?”

“O mesmo que tu, pequeno. Apenas existindo. O que fazes sentado em penhasco tão alto? Um empurrão meu e podes permanecer para sempre aqui, fundido às rochas e ao mar.”

“Não sei responder. Acho que estava com saudade. Saudades da altura, da vertigem, do céu cinza, da grama molhada, da solidão, e do perigo de assentar-me aqui, tão próximo da morte. As festas e bailes me cansaram, os corpos já não me fazem companhia, parte de minha alma está longe, livro algum para sobre minhas mãos. Saudades de mim... acho que é isso...”

“Não cansas de ficar sozinho?”

“Diga-me tu, que está em todos os lugares, e não está em nenhum, que abraça a todos, mas a ti ninguém abraça.”

“Depois de muito tempo, há que acostumar-se. Vocês, nos poucos anos que tem, talvez não consigam isso. Fomos feitos assim. Muitos por mim já passaram, mas comigo ninguém pode ficar. No início, revoltava-me com mais frequência: árvores, montanhas, rios e os primeiros homens sofreram com a turbulência de meu coração solitário. Em minha angustia, matei muitos. Se comigo eles não podiam ficar, tampouco existiriam. Cansado do sangue que escorria pela terra, fui ter com três deusas. Elas, de semblante sombrio por conhecerem o destino de todos, à mim ensinaram o que é existir. Não digo que aprendi com facilidade: muitos outros morreram pela minha dor.  Mas, como te disse, os incontáveis anos me acalmaram de certa forma. As deusas me falaram como haveria de ser, e não havia como mudar. Tive que me enquadrar. Elas são as senhoras.”

“Se aprendeu, diga-me, qual é o segredo da vida? Como posso aprender?”

“Nunca aprenderá” foi o que me disse Vento. Porém, antes que me entristecesse por completo, suas palavras aladas chegaram aos meus ouvidos: “Poucos anos te concederão as deusas. Com tão ínfimo tempo, não hás de aprender como existir. Milênios haveria de passar antes que as palavras começassem a fazer sentido, e mais outros milênios para tentar por em prática. Nunca haverás de apreender a vida. Ela passará por você assim como por ti eu passo. Saiba, entretanto, que por isso você está desobrigado a ser quem você deveria ser. Podes se reinventar quando quiser. Seus poucos anos te dão esta licença. És livre porque é mortal. Estás condenado a ter sua liberdade nas próprias mãos: pode se atirar de onde estás, podes levantar e ir para as campinas, ou podes permanecer onde estás. Que deus se oporá a sua vontade? Por não saberes o sentido da vida, a ignorância é teu álibi. É certo que as deusas um dia hão de cortar o fio que te prende a este oceano de existência, mas a ti nunca poderão fazer mal, nem te recompensar punitivamente por teus atos. És dono de tua vida por viver tão pouco. À mim a responsabilidade persegue, à ti, apenas a liberdade. Consegues ser livre para amar, por não conseguir adivinhar que o amor um dia chega ao fim. Como saberia? Morrerás prematuramente antes de sequer tocar tal pensamento com tua mente. És livre para sentir saudades, pois não está em sua alçada saber quando haverás de reencontrar o alvo de tua saudade. Não reclames por não saber de todas as coisas, nem se revolte por ser tão efêmero: sua liberdade é dom da ignorância e da morte. Se queres permanecer aqui, permaneças. És livre para estar sozinho, mesmo que te doa. Disso também não reclames, pois, por pouco tempo estarás sozinho, diferente de mim, condenado a viver sem a ninguém abraçar.”

Com estas palavras foi-se Vento. O sol já havia se posto e as primeira estrelas começavam a brilhar no céu. Eu permaneci mais um pouco. Com saudades das palavras dele. Mais próximo de mim. 

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais antiga Página inicial