Blogger Template by Blogcrowds.

Imagem e semelhança


"Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, e este pagou-lhe na mesma moeda." (Voltaire)

François-Marie Arouet, popularmente conhecido como Voltaire, teceu tais palavras. Filósofo iluminista francês, revoltado com a obscuridade da Idade Média, ou para muitos, Idade das Trevas. Defensor da liberdade de expressão, dos direitos civis e do livre comércio. Alvo de intensas críticas dos fiéis do Cristianismo que vêem no versículo de Gênesis, a razão do homem ser um ser tão notável.

Digo que preciso me aprofundar neste quanto nos demais pensadores, teístas ou ateístas. No entanto, a frase de Voltaire já me oferece um ponto de partida para a reflexão que toma forma em minha mente.

É pronunciado em larga escala que Deus criou o homem à sua imagem, com todas as faculdades divinas, contudo, após o pecado de querer ser como Ele, o homem entrou em decadência e toda a sua imagem foi deturpada. Verdade? Mentira? Não importa. Fato é que o homem vêm lhe pagando na mesma moeda a decadência que foi acometido.

Não posso deixar de reconhecer que há livros belíssimos, discursos profundos e apologéticas convincentes que dizem provar que o homem é realmente fruto da imagem de Deus, e que ele conhece profundamente os segredos da mente de seu Criador, no entanto, não parece condizer com a realidade.

Posso perguntar quais qualidades não-humanas foram atribuídas a Deus? Deus é bom? Como fazer tal afirmação sem ter experimentado a bondade de ter um ombro amigo na hora do luto? Ou dizer que Ele é justo sem ter visto um criminoso receber a pena devida por seu ato? Ou quem sabe, dizer que Ele é amor sem ter ouvido dizer que um homem que não pecou morreu pela falha dos outros?!

Existiria Deus se não houvesse o ser humano? Quem afirmaria com total certeza?

O homem ao longo da história vêm pagando Deus na mesma moeda. Seus atos de bondade são acompanhados pela aprovação das altas regiões celestiais, e os atos de perversidade justificados como obra do inimigo. Eis o homem criando Deus à sua imagem. Incapaz de responder por seus atos mais impensados ou gloriosos, sua autoria é elevada aos céus.

Existindo Deus como muitos dizem, pode ser que Ele não seja tão mesquinho aponto de ser manipulado pelos povos, nem ser do partido hinduísta, budista, islâmino, judáico, nem cristão. Tampouco ser tão infantil como os homens o fazem parecer.

Deus assim só à imagem do ser humano: Aproveitando o contexto de quando foi escrito o versículo bíblico, à imagem dos Hebreus.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial