Blogger Template by Blogcrowds.

O ano da Transição


2009 parecia nunca terminar! Parecia se arrastar, como quem não quer chegar ao seu destino. Foram 365 dias que pareceram mais 365 meses. 2009 simplesmente não queria terminar.

Claramente, foi o ano das transações. Foi como a transação do inverno para a primavera: os galhos retorcidos pelo frio, passaram a ganhar novas folhas; o frio foi dissipando e o odor das flores impregnando todo o ar.

Foi o ano da transação do conhecimento. Entrar para a faculdade, em especial, Teologia, me proporcionou uma nova visão de mundo. Percebi que o Universo é muito maior do que uma casca de noz. Iniciei minha carreira rumo ao conhecimento das questões essenciais da existência. Foi o ano dos novos horizontes.

O ano que se passou foi a etapa da transação da mentira que vivia, para a aceitação da verdade que todos os demais anos tentaram me mostrar. Deixei em 2009 a máscara que carregava para que todos me aceitassem e que me fazia ser exemplo em muitos lugares, para enfim mostrar um rosto descoberto, verdadeiro e ousado, mesmo que isso me trouxesse problemas externos.

Transitei do estado civil "solteiro" para "namorando/casado". Achei um que valesse a pena devotar todo o meu amor, todas as minhas palavras, meu carinho, minha fidelidade, além de encontrar nele consolo, paz, reciprocidade e fortaleza. Achei meu maior tesouro - seu nome: Raither Filipe do Nascimento. Nele está grande parte de mim, de minhas melhores qualidades, e meus maiores defeitos. Ele é a completude. Meu crescimento como ser humano. E apesar dessa transição ter tido início em fevereiro/2008, foi em 2009 que finalmente foi firmada as bases do relacionamento.

Outra grande transição foi física. Sair do interior do ES e ir para a megalópole conhecida como Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. Lugar onde gigantes do conhecimento debatem suas questões, onde aquele que procura festa possui diversas opções, e onde as belezas naturais e históricas se fundem em cada canto.

Por fim, uma última transição. Esta se deu no campo da religião. Não sou mais - nem sinto falta - membro de nenhuma denominação evangélica, status que não tenho pretensão de obter tão cedo. Meu credo religioso hoje consiste em procurar, em cavar, em questionar tudo o que me é apresentado, para que lá no futuro, eu professe uma crença com a consciência limpa de ter pensado com autonomia.

Pensando bem, 2009 equivaleu à muitos anos. E por mais que nele eu tenha chorado muito, pensado muito, escrito muito, sofrido muito, me alegrei muito, amei muito, fui muito feliz e finalmente pude ser realizado em mim mesmo, ao ser verdadeiro comigo e com todos os que estão à minha volta.
Mas saiba, 2009 foi apenas uma transição. Que venha o resto desta história.

Amém.

9 Comments:

  1. Unknown said...
    SE VALEU A PENA O SEU FUTURO TER FERIDO TODA UMA HISTORIA DE DUAS FAMILIAS, PARABENS E UM FELIZ ANO NOVO , REALIZE SEUS SONHOS E NÃO OLHE REALMENTE PARA TRAZ POIS O Q VERÁ SÃO UM PAI E UMA MÃE Q T FIZERAM PARA ALEGRIA. UM DIA VOCÊ NASCEU EM UM LAR E FOI UMA FESTA, E AQUELE DIA MARCOU A VIDA DE MUITOS. CONTINUE MARCANDO, POIS A SUA HISTORIA ESTÁ COMEÇANDO NOVAMENTE. SE VALEU A PENA TUDO ISSO Q FICOU PRAZ SER RENUNCIADO, VAI ENFRENTE AMIGO.
    raither said...
    "borbulhas de coração" rsrs ^^

    2009 foi mara mesmo!
    (não to bm pra escrever hj... depois comento melhor hehe)

    te amo muito meu lindão!

    by reiti
    Alan B. Buchard said...
    Obrigado pela participação Claudim!

    Gostei muito de sua frase no tocante à ver ter entendido que se fiz algo, fiz por achar ser certo. Comentendo apenas um equivoco ao dizer que sou (somos) causa de sofrimento.

    Esclareço que nesse caso houve sofrimento por considerarem ser um preceito ou ideal, biblico ou não, maior do que a felicidade dos filhos.

    Grande parte do sofrimento não foi causado por uma atitude ou outra, mas pelo pensamento ortodoxo dos mesmo.

    Digo isso na família, digo isso na igreja!

    "Pense com autonomia"
    Unknown said...
    Querido e Amado Alan,

    Lemos em 2 Timóteo 3:16 que, toda a Escritura é Divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. Nós, como autênticos e verdadeiros cristãos, cremos piamente na Bíblia como sendo a Palavra de Deus, e, baseados na certeza da imutabilidade da Bíblia, sinceramente, não podemos em hipótese alguma colocar em dúvida o conteúdo da Santa e Poderosa Palavra de Deus. A Bíblia precisa ser de fato a nossa única regra de fé e prática, razão porque as nossas vidas precisam ser pautadas nos ensinamentos Bíblicos. A veracidade da Bíblia nos leva a refletir sobre a conclusão de Salomão no final do livro de Eclesiastes capítulo 12, a partir do verso 9, quando veementemente e categoricamente ele diz: Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios. Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro.
    As Palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor que é o nosso Deus. Cuidado, meu filho, nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.
    Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão do sábio:
    Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
    Portanto, teme a Deus, uma vez que ele é único e soberano.
    Pois Deus trará a julgamento (juízo) tudo o que foi feito e dito, inclusive o que está escondido ou encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

    Portanto, lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento, como assim diz Salomão em Eclesiastes 12, verso 1.

    Para nossa reflexão, lemos em João 5:39, o seguinte: "Examinais as Escrituras Sagradas, porque vós cuidais ter nelas à vida eterna, e são elas que de mim testificam, como diz o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina para todo o sempre". Amém.

    FELIZ ANO NOVO MEU NETO. São os votos do seu avô Daniel que o ama muito de coração.
    Unknown said...
    respeito, e jamais irei julgar,mas orar por você e pelo reither, é meu presente a vcs,pois creio q a historia,como disse,começou agora , como em um teatro ou show de uma banda,o palco,as luzes,os atores coadjuvantes,e a platéia(vida)esperam um sinal para 1°,2°,3°...ato,para q o aplauso final seja dado e quero e creio q será de pé,pois o futuro já começou e lá no fim,o que chamam de religião ou preceitos cairão de alguma forma,pois prevalecerá os frutos do que plantamos,sucesso amigo.
    Unknown said...
    Alan...
    Não vim aqui pra te criticar, pra te ridicularizar, nem nada do tipo.
    Você me conhece, e eu sei que eu não sou ninguém pra chegar pra vc e dar algum tipo de "lição de moral".
    E eu sei que não adianta eu chegar aqui e citar inúúmeros versículos, e falar da Bíblia, e falar no que eu acredito, pq eu sei q vc sabe de tuuudo isso, e pelo visto, parece q vc sabe exatamente oq vc ta fazendo.
    Pode ser que vc pense que agooora vc consegue enxergar a "dimensão" do mundo, a "modernização" desse mundo, e que o resto de nós viva em uma "casca de noz", mas eu só espero que nesse seu momento de transição vc não se perca para sempre.
    Eu te conheço já a 4 anos, e nesse tempo eu aprendi a te amar, a te respeitar, a te ouvir e a te admirar. Espero que vc naum duvide do quanto eu te amo, e do quanto vc eh importante pra mim.

    E vc gostando ou não, aprovando ou não, to orando por vc. =P

    Fica com Deus.
    Alan B. Buchard said...
    Nina minha querida,

    Que bom ver você participando!

    Obrigado por tudo o que escreveu e pela consideração que tem por mim. É de suma importância ter amigos, independete de ideologias.

    Continue sempre a vontade para participar e dizer o que pensa. Tem toda liberdade.

    Saudades suas...

    PS¹: Quanto a viver numa casca de noz. Aceita ou não aceitar algo não reflete necessariamente viver ou deixar de viver numa casca de noz, mas em todos os sentidos, há muito mais do que agente saiba. Seja em termos de biblia, seja de religião, ciência, ou sentimento. Citação: "só sei que nada sei" (Sócrates); "Há mais entre o céu e a terra do que pensa nossa vã filosofia" ( Shakespeare - Hamlet)

    PS²: All you need is love... ;)
    Anônimo said...
    acho q essa frase conclui bem o texto...

    "Não olho mais para a frente nem para trás com esperança ou medo; mas, com gratidão, tomo o que de bom encontrei, o melhor do aqui e agora" [john G. Whittier]

    é só!
    Alan B. Buchard said...
    Fechado para comentários. Obrigado a todos...

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial