Blogger Template by Blogcrowds.

TABU


O conhecimento de que vem a ser tabu está, praticamente, no saber de todos. Muitos podem enumerar diversos temas considerados tabus em nossa sociedade. Porém, é observável que a causa de determinado assim ser considerado tabu, é em si, um tabu.
.
Na lista de tabu, constam os assuntos mais estranhos e incompreendidos que existem. A exemplo: no meio familiar: a pergunta feita por um filho pequeno - "de onde eu vim?"; no meio de um namoro: estar se relacionando com alguém, e ao mesmo tempo estar se relacionando com um terceiro; no meio familiar: sexo, camisinha, gravidez; no meio eclesiástico: sexualidade vs doutrina e tantos outros tabus.
.
Não se sabe quando e onde surgiu o primeiro tabu, no entanto, como diria E. Morin: " O tabu é imposto pelas perversões da organização disciplinar de conhecimento. Assim, é evidente para a maioria dos especialistas que ninguém, além deles mesmos, é capaz de refletir sobre o que fazem." (O conhecimento do conhecimento, método 3, p. 34).
.
Sem terem objetos argumentativos para determinado assunto, além do risco de anarquia em determinada ordem, os agentes formadores de tabus, ou se preferir, organizadores do conhecimento, passam a propagar que somente eles são aptos a tratar de certas questões complexas, pertinentes ao ser humano.
.
Fruto disso é a alienação unida ao Tabu. "Tal assunto não deve ser comentado diante de determinadas pessoas", é o que afirmam. Trata-se de uma perversão; de uma subestimação da capacidade intelectual que cada indivíduo possui.
.
Como consequência, esta alienação cai sobre forma de pré-conceitos, onde, árabe será sempre terrorista, negro sempre escravo, índio sempre preguiçoso, branco sempre superior, héteros eleitos de Deus, gays sempre instrumentos do diabo, católico sempre idólatra, evangélico sempre a salvação do mundo, cientista sempre ateu, filósofo sempre atoa, historiador sempre maconheiro, poeta sempre pobre, EUA sempre o único país americano, carioca sempre ladrão, Dilma Roussef é Lula na presidência, Roberto Carlos sempre preocupado com Cachoeiro, médico sempre rico, Brasil sempre um país de todos, e inúmeros outros préconceitos de mentes ignorantes, que não permitem o esclarecimento.
.
Talvez, nossa única saída seja uma Revolução Mental, onde o conhecimento "não poderia constituir um domínio privilegiado para pensadores privilegiados, uma competência de experts, um luxo especulativo para filósofos, mas uma tarefa histórica para cada um e para todos. A epistemologia (estudo do conhecimento) complexa deveria instalar-se, senão nas ruas, ao menos nas mentes, mas isso exige, sem dúvida, uma revolução mental." (O conhecimento do conhecimento, método 3, p.34).
.
PS: onde estão os que darão a "cara à tapa"?

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial