Blogger Template by Blogcrowds.

Da mente em tempestade

Niterói, 02 de abril de 2010


Existe algo que me irrita profundamente: ter muito na mente, e não conseguir decodificá-las em imagens conexas, que possuam sentido. É um estado de impotência que se agarra em mim, não me permitindo traduzir em palavras a tempestade de pensamentos que ocorre em minha cabeça! Em cima de mim se encontram desordenadas todas as palavras que formariam o que chamo de idéias, mas nesse momento, eu não consigo alcançá-las. Meus braços não conseguem puxá-las e logo se dissipam.

Permaneço extremamente frustrado e perplexo por conta de minhas inabilidades em traduzir esses mistérios transeuntes em minha mente. Creio que seja algo que trará um ponto novo, jovem às minhas reflexões, à minha existência, porém, basta eu buscá-las, elas se afastam de mim.

Consumo-me em raiva e tento escrever algo que possa fazer com que essa preciosa idéia retorne a mim e se instale em meu caderno, contudo, escrever confunde-me ainda mais. Às vezes não consigo controlar minha mente, e ela se torna meu carrasco, infligindo convulsões psíquicas que só fazem exaurir minhas forças.
Ao mistério daquilo que sei que existe, mas que não consigo dizer o que é, entrego-me à luta contra mim mesmo, para que possa triunfar na batalha. Porém, meu flagelo, minha mente, prega-me peças e às vezes chego a achar que me encontro que me encontro abismado com algo, quando na verdade comecei me abismar por algo completamente distinto.

Essas idéias que permanecem flutuando sobre mim e das quais não consigo me apropriar, irritam-me a cada instante, e por mais que eu tente, não consigo retê-las. Ah! Que terrível frustração... Nem minha própria mente serve-me de ajudadora, antes me confunde ainda mais. E por mais que tenha vontade de arrancá-la de mim, ela não permite, afinal, ela se alimenta de mim, e dela tornei-me seu vassalo! Que terrível, que terrível, minha mente se encontra no olho de um furacão que não sei se um dia deixará de girar...

Que terrível!

2 Comments:

  1. Anônimo said...
    "... Jesus disse em sua palavra o que seria a Liberdade.Oro por vocês e por suas famílias.


    Obs.; Não estaria Ele acima das filosofias? Jesus alterou a rota, 'subverteu' a ordem das coisas, e se assim posso dizer, a desordem da sociedade de sua época que perdura até hoje.
    Alan B. Buchard said...
    Anônimo,

    Como creio que seja uma pessoa diferente de uma outra que a uns dias atrás postou um comentário, responderei suas perguntas. Contudo, como ja disse, não costumo responder à pessoas que permanecem no anonimato, já que essa não é uma postura elegante.

    De qualquer forma, Jesus realmente disse o que seria liberdade. Contudo, uma liberdade segundo o que ele considerava ser o certo. O que totalmente diferente de dizer se essa liberdade é a realmente certa, pois nesse quisito, entra a fé. Sendo a fé pessoal, como poderemos dizer se tal liberdade é bom ou ruim para todos?

    Jesus estaria acima das filosofias? Creio que o homem Jesus não! As idéias sempre são maiores do que aquele que as formula, e perduram muito mais tempo. À exemplo: mesmo que tenha morrido, e como diz a fé, ressucitado, sua filosofia continua até hoje, e quantas interpretações são feitas de algo que ele só quis dizer uma coisa? Por que 10 interpretações diferentes da parábola do Joio e do Trigo, quando ele só pretendia uma? Veja que a filosofia é maior do que quem a teçe. Mas da forma como você falou, dizer que ele está acima da filosofia é porque considera-o Deus. Não digo pra você se isso está errado ou certo, nem se é assim que acredito ou não, mas esse assunto tange a fé, que é pessoal, portanto, não me manifesto.

    Jesus era revolucionário! Talvez um como não exista outra, disso, ninguém tem dúvida. Agora, se a desordem da sociedade de sua época perdura até hoje, é um assunto para muita conversa e debate.

    Se quiser, podemos debater. Contudo, sem pretensão de convencimento...

    Saudações

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial