Blogger Template by Blogcrowds.

Devir

Niterói, 24 de outubro de 2010

Em mim há tanto devir que minha vontade é de sumir!

Com o passar do tempo vou percebendo que ser humano é sofrimento. Tem lá seus momentos de contentamento, mas muito mais são os de lamento.

“Tristeza não tem fim / Felicidade sim.”

Eis o que percebo. Eis o que me torna pessimista. Eis do que tanto tento me curar. Eis porque escrevo.

Contemplei mais uma vez o abismo de minha existência, e a escuridão do ser me deixou assim, sem saber o que viver. É estranha essa impotência, ela transfigura a aparência e martiriza a existência.

Sofrimento! Serás tu que tornas o homem, homem, já que os animais de ti se escondem? E será tu, sofrimento necessário ao homem que não quer viver ao relento?

Tudo isso são só lamentos! Quando será o fim do meu lamento?

Devir, mudança, contradição, esquizofrenia, dúvida, incerteza, tormento, lamentação, pessimismo, tristeza, desespero, insegurança, baixa auto-estima, loucura, doença, euu!

5 Comments:

  1. Anônimo said...
    Se me permite, este devir é referente a sua orientação? Estarei orando por você.

    Obs.: Percebi muito sofrimento no que li.
    Alan B. Buchard said...
    Como a palavra indica, devir é mudança! É transformação... Pergunto agora: se considero orientação sexual algo que não se muda, como poderia estar afirmando que meu sofrimento é por conta dela?

    O devir de que falo é o devir que sentem os filósofos! É essa busca pela existência em nós tão conflitantes. É cavar até embaixo, onde ficam as fontes, como diria Nietzsche!

    Ou como queria Kiekergaard e Sartre... É a pura vontade de existir!

    Quanto a oração: Se fores arminiano - a oração será em vão, dado que diante do livre-arbítrio dos homens, Deus não interfere. E se não quero mudar (pq não há o que mudar), de nada adianta sua atitude. Se fores calvinistas: novamente não precisas fazer obras, Deus já escolheu alguns poucos, e não há o que nós possamos fazer!

    Só lhe perdôo a oração por um motivo: Se orar por mim lhe traz um bem estar. Um sentimento de que "estou fazendo minha parte"! Vc é um bom pietista!

    Obrigado pela participação...
    Anônimo said...
    Sinceramnete eu interpretei mal a palavra devir, achei que se tratava de outra coisa. No mais, orar não só faz bem, como é aconselhado por Deus em I Tim. 2:1


    Obs.: Acredito que deverias usar de menos ironia, a sua última colocação(pietista). Acredito que não o tratei dessa forma.
    Alan B. Buchard said...
    Existem atitudes que são conscientes, outras, quando são inconscientes! Quando afirmei o "pietista", afirmei algo que está em você - queira ou não - e que suas atitudes só demonstram isso! Essas suas atitudes são inconscientes ...

    Quanto à ironia... É a arte da defesa de argumentos considerados rídiculos pela pessoa irônica.

    Se oras, faça como Cristo, ore em secreto! Não levante na sinagoga, nem me faça perder tempo lendo frases de pietistas!

    PS: Sou meio duro com as palavras, reconheço. Se fores uma pessoa querida por mim, posso abrandar minhas palavras! Mas como no anonimato não há dignidade, não meço palavras!
    Anônimo said...
    Estudarei sobre o pietismo.

    Eu fui ao dicionário para saber o que significava devir, depois que terminei de postar e ler seu comentário; que confirmou. Bom até aí, cometi um erro.O fato de ter explicitado que continuarei orando por ti, não deve ter siso bem aceito, mas você sabe que sua família o faz e inúmeras pessoas.
    Desculpe-me, não postarei mais.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial