Blogger Template by Blogcrowds.

Confissão de Fé

Em grande parte, considero desnecessário este post, contudo, creio que ele me poupará o esforço de dizer repetidas vezes os mesmos pensamentos. Portanto, atentem-se...
.
Começando de "baixo para cima":
.
Quem me considero sendo "EU"? Um aglomerado. Um resultado de várias circunstâncias, originadas num propósito (ou despropósito) externo que desconheço, que me levaram a refletir sobre a realidade que se passava no momento de minha reflexão, que desencadearam ações que entendo, e outras que não entendo tão bem assim. Um vagante que caminha para não se sabe onde, sem pressa de chegar lá.
.
O que considero ser "Religião"? Se for acompanhada de fanatismo, é mordaça, cabresto, manipulação, violência, morte, nada. Se for acompanhada por respeito, tolerância e individualidade, é estética, no sentido epistemológico da palavra. Ou seja, é contemplação, paz interior, sentido de existência, contudo, ausente de conhecimento, de certeza sobre as verdades absolutas (existindo elas).
.
O que considero ser "Cristianismo? Religião que herdei. Com princípios morais e éticos belíssimos. Porém, uma dentre todas as demais religiões. Não diferente das outras - no sentido de consistir em construção humana. Com características louváveis e outras reprováveis. Alvo de meu carinho e respeito.
.
Quem considero ser "DEUS"? A maior de todas as dúvidas. Crendo que Deus não pode ter traços humanos, senão deixaria de ser perfeito, não posso acreditar nas caricaturas que as religiões fizeram dele. Em nenhuma. Por isso, não sei quem Ele é, pois tudo o que eu formular partirá de minha existência, sendo não mais Deus, mas uma extensão pretensiosa de meu EU.
.
Sendo assim, sintetizo: O que considero "ser e estar" a minha espiritualidade? Não sei exato a resposta, nem tenho pressa em defini-lá de acordo com um padrão ou outro.
.
Fim das perguntas.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial