Marcadores: edgar morin, religião, sexualidade, tabu
Marcadores: Biblía, edgar morin, teologia
Com o fim da Idade Média e o retorno ao antropocentrismo, o saber científico e filosófico ganhou uma nova propulsão com as descobertas astro-físicas do filósofos-cientistas, Issac Newton, René Descartes, Louis Pascal, além de muitos outros pensadores como Immanuel Kant, Jean Jacques Rousseau, Voltarie, Nietszche; onde o conhecimento se tornará multifocal, ou seja, analisado de todas as óticas existente da ciência.
A partir destes séculos, o homem não será mais considerado como uma massa corpórea, com a alma dividida entre o céu e o inferno, como pretendia a visão medieval. Representação clara deste momento é o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, que representa o período do Renascimento, e a volta à Antiguidade Clássica, onde o homem era o centro de todos os estudos, ou seja, antropocentrismo.
Complexidade é a questão. nas palavras de Edgar Morin¹: " Se a noção de conhecimento diversifica-se e multiplica-se quando a consideramos, podemos legitimamente supor que comporta diversidade e multiplicidade. Desde então, o conhecimento não seria mias passível de redução a uma única noção, como informação, ou percepção, ou descrição, ou idéia, ou teoria.²". Portanto, partindo do pressuposto de que essa visão está em voga no meio científico e filosófico, qual seria o motivo do conhecimento religioso estar estagnado no obscurantismo?
É um contrassenso, pois enquanto as grandes denominações cristãs como o Catolicismo e o Protestantismo lutam pela sua modernização nos templos, nas liturgias, nos cânticos, não procuram fazer o mesmo no que tange à doutrina, ao pensamento e ao credo religioso.
Infelizmente, o saber religioso se calcificou em um determinado tempo, permanecendo em milênios, atrasado. Pode-se encontrar comunidades hoje em dia onde acredita-se que o Sol realmente parou, como descrito em Josué capítulo 10; ou acreditam que a transfusão de sangue é condenável pelo Senhor, como creêm os Testemunhas de Jeová; ou ainda que vestimentas significam proximidade com o Santo, como prega grande parte dos Pentecostais; ou que aborto é consagrar o útero feminino ao deus Moloque; ou que homoafetividade é possessão demoníaca; ou que bebida alcólica é mais prejudicial do que um hambúger com bacon banhado em gordura, como dizem os Batistas.
São estes, e existem muitos outros exemplos que demonstram que para a religião, o homem é apenas um alma destinada ao paraíso ou ao inferno. Que resulta numa noção básica que afirma "se não é de Deus, é do diabo". Onde todos os seres humanos seguirão à mesma lógica. Sendo tudo isso uma noção dualista de "pode vs não pode"; de "não fazer e herdar o paraíso e fazer e ser condenado à perdição eterna".
Não creio que se deva esquecer o quesito "fé", e deixar de se praticar a religião, contudo, esquecer essa visão bipolar, bilateral, dualista. O homem é um ser complexo e para que a religião possa um dia vir a ser mais plena, deve levar em consideração o saber observativo-experimental da ciência, e o saber especulativo-reflexivo da filosofia, pois nem tudo é respondido pela crença, seja ela qual for. Caso contrário, a religião continuará matando, condenando e excluindo muitos em função de seus ideais que não refletem nada mais do que uma cosmovisão de um determinado século, e de um determinado grupo de pessoas.
Porém, tenho lá minhas dúvida de que assistirei essa inovação que será benéfica à toda humanidade.
Marcadores: cristianismo, Deus, edgar morin, Kant, Platão, Voltaire
Marcadores: Biblía, cristianismo, tradição
Quando se ama, você quer que o mundo todo celebre contigo a sua sorte ao ter encontrado seu maior tesouro. Quando se ama, você quer abraço, quer beijo, quer namoro, quer aliança, quer noivado, quer casamento, quer véu e grinalda, quer marcha nupcial, quer ver os pais chorando de emoção, quer arroz sendo jogado para cima, quer festa, quer "recém-casados", quer lua-de-mel, quer sexo, quer alegrias, quer filhos, quer viagens, quer "e eles viveram felizes para sempre".
♥ ♥ ♥
Triste, quando se ama, é não ouvir "vocês formam um casal lindo" das pessoas mais próximas a você. Triste, é não saber se estarão mais de 10 pessoas no seu casamento. Triste, quando se ama, é não ouvir do pai "que genro de ouro eu tenho". Triste, é não não poder passar o natal juntos como uma única família.
.
E absolutamente triste, para quem ama, é amar e saber que todas as pessoas que você mais ama depois de sua pessoa amada, não ama junto com você, o seu AMOR...
Marcadores: amor
Conhecido na Igreja Católica como São Tomás de Aquino, este clérigo nasceu em 1225 na cidade de Roccaseca, no reino de Nápoles - Itália. É considerado o santo mais sábio, e o santo dos sábios. Representante áureo da Escolástica, linha dentro da filosofia medieval, de caráter cristão.
Parece que muitos anos se transcorreram dentro de apenas um. Como uma década decisiva na história, 2009 foi um ano - que parece ter sido vários- como não houve outro. Um mudança realmente profunda.
.
Marcadores: Biblía, cristianismo, Deus, religião
Conviver com a diferença inclui a liberdade religiosa. A nossa e a dos outros.
Não devemos reprimir ou discriminar qualquer minoria (ou maioria) religiosa. Trata-se de uma questão de princípios: aprendemos com os primeiros batistas da história, no século 17 inglês, que a religião é uma questão de foro íntimo, entre o crente (ou descrente) e Deus.
Não reprimir ou discriminar é também uma questão de inteligência: quando restringimos a liberdade do outro, estamos autorizando que suprimam a nossa também."
(Israel Belo: Graduado em teologia e comunicação, pós-graduado em história, mestre em teologia e doutor em filosofia. Foi professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, e reitor deste de 2002-2009.)
Há oito meses, definitivamente, o rumo mudou.
.
Há oito meses percebi que o amor é melhor que a paixão.
.
Há oito meses o recanto de minha solidão passou a ter companhia.
.
Há oito meses não rio mais sozinho.
.
Há oito meses não verto lágrimas sem ter quem as enxugue.
.
Há oito meses me armei para a guerra e venho batalhando.
.
Há oito meses lamentei as perdas, em meio a maior dentre todas as celebrações.
.
Em oito meses esperei o momento para homenagear meu amor com esses oito versos.
.
Meus PARABÉNS!
Espero que ninguém sofra os mesmos abusos que sofreu o pequeno John Jacoob Turnstile.
"O ano não se sabe mais, por ter se passado há muito tempo atrás. Sabe-se que era a época dos castelos fortificados, dos nobres cavaleiros, e das guerras corpo a corpo.
Era uma Catedral. No centro da cidade. Gárgulas a protegiam e as orações dos sacerdotes mantinham afastado os maus espíritos. Abóbadas embelezavam o teto do santuário, e altas torres faziam vigias nas laterais. Ela se erguia imponente. Todos que por ela passavam mantinham suas cabeças curvadas em sinal de respeito e temor.
O alto clero estava reunido. Crucifixos de ouro, anéis de pedras preciosas, trajes em púrpura. Sorrisos sombrios, olhos compenetrados, corações altivos. O momento era extremamente delicado, exigindo a presença do Pontificiado.
Um réu. Sentado diante do inquisitor. Olhos fitando o nada. Mãos pouco suadas. Coração disrritmado. Uma espera mortal. A respiração se interrompe enquanto a sentença não é lida em voz alta.
Com o documento na mão, o inquisitor do Santo Ofício lê a sentença em voz alta: O réu está condenado à fogueira, e a morte eterna por zombar da Santa Igreja e blasfemar contra o Santo Espírito, pecado dos quais não há perdão. E que através desse ato público, todos tenham conssentimento da sériedade de ser feliz sem cumprir com as ordenças dos santos de Deus, de ser livre sem que o clero liberte, de pensar sem que Sua Santidade, o Papa, dê a devida permissão, e de amar fora dos preceitos da tradição. Todos estes pecados são abomináveis a Deus, portanto, todos que assim procederem receberão a mesma condenação.
Com os olhos fitos no nada, cabeça um pouco pendida, o réu sai carregado pelos cavaleiros da presença dos Santos, preparado para seu destino, sabendo que uma hora haveria de encarar seu final.
E foi assim, o fogo consumia o réu, e de sua fumaça saía a mensagem de que não se podia ser feliz e ao mesmo tempo, ser a felicidade contrária ao santo dogma. Mas talvez, quem estava presente na execução nunca tenha entendido assim."
Cristianismo Sapiencial (extraído do Cristianismo Livre)
0 comentários Postado por Alan B. Buchard às 22:05.
No blog do "caminho da graça" - por Caio Fábio, o perdoado. (http://caminhodagracapublica.blogspot.com/2007/07/um-convite-doce-revoluo-o-reino-simples.htm)
.
Um convite à doce Revolução
.
Artigo 1 – Fica decretado que agora não há mais nenhuma condenação para quem está em Jesus, pois, o Espírito da Vida em Cristo, livra o homem de toda culpa para sempre.
.
Artigo 2 – Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive os Sábados e Domingos, carregam consigo o amanhecer do Dia Chamado Hoje, por isso qualquer homem terá sempre mais valor que as obrigações de qualquer religião.
.
Artigo 3 – Fica decretado que a partir deste momento haverá videiras, e que seus vinhos podem ser bebidos; olivais, e que com seus azeites todos podem ser ungidos; mangueiras e mangas de todos os tipos, e que com elas todo homem pode se lambuzar.
.
Parágrafo do Momento: Todas as flores serão de esperança; pois que todas as cores, inclusive o preto, serão cores de esperança ante o olhar de quem souber apreciar. Nenhuma cor simbolizará mais o bem ou o mal, mas apenas seu próprio tom, pois, o que daí passar estará sempre no olhar de quem vê.
.
Artigo 4 – Fica decretado que o homem não julgará mais o homem, e que cada um respeitará seu próximo como o Rio Negro respeita suas diferenças com o Solimões, visto que com ele se encontra para correrem juntos o mesmo curso até o encontro com o Mar.
.
Parágrafo que nada pára: O homem dará liberdade ao homem assim como a águia dá liberdade para seu filhote voar.
.
Artigo 5 – Fica decretado que os homens estão livres e que nunca mais nenhum homem será diferente de outro homem por causa de qualquer Causa. Todas as mordaças serão transformadas em ataduras para que sejam curadas as feridas provocadas pela tirania do silencio. A alegria do homem será o prazer de ser quem é para Aquele que o fez, e para todo aquele que encontre em seu caminhar.
.
Artigo 6 – Fica ordenado, por mais tempo que o tempo possa medir, que todos os povos da Terra serão um só povo, e que todos trarão as oferendas da Gratidão para a Praça da Nova Jerusalém.
.
Artigo 7 – Pelas virtudes da Cruz fica estabelecido que mesmo o mais injusto dos homens que se arrependa de seus maus caminhos, terá acesso à Arvore da Vida, por suas folhas será curado, e dela se alimentará por toda a eternidade.
.
Artigo 8 – Está decretado que pela força da Ressurreição nunca mais nenhum homem apresentará a Deus a culpa de outro homem, rogando com ódio as bênçãos da maldição. Pois todo escrito de dívidas que havia contra o homem foi rasgado, e assustados para sempre ficaram os acusadores da maldade.
.
Parágrafo único: Cada um aprenderá a cuidar em paz de seu próprio coração.
.
Artigo 9 – Fica permanentemente esclarecido, com a Luz do Sol da Justiça, que somente Deus sabe o que se passa na alma de um homem. Portanto, cada consciência saiba de si mesma diante de Deus, pois para sempre todas as coisas são lícitas, e a sabedoria será sempre saber o que convém.
.
Artigo 10 – Fica avisado ao mundo que os únicos trajes que vestem bem o homem diante de Deus não são feitos com pano, mas com Sangue; e que os que se vestem com as Roupas do Sangue estão cobertos mesmo quando andam nus.
.
Parágrafo certo: A única nudez que será castigada será a da presunção daquele que se pensa por si mesmo vestido.
.
Artigo 11 – Fica para sempre discernido como verdade que nada é belo sem amor, e que o olhar de quem não ama jamais enxergará qualquer beleza em nenhum lugar, nem mesmo no Paraíso ou no fundo do Mar.
.
Artigo 12 – Está permanentemente decretado o convívio entre todos os seres, por isso, nada é feio, nem mesmo fazer amizades com gorilas ou chamar de minha amiga a sucuri dos igapós. Até a “comigo ninguém pode” está liberta para ser somente a bela planta que é.
.
Parágrafo da vida: Uma única coisa está para sempre proibida: tentar ser quem não se é.
.
Artigo 13 – Fica ordenado que nunca mais se oferecerá nenhuma Graça em troca de nada, e que o dinheiro perderá qualquer importância nos cultos do homem. Os gasofilácios se transformarão em baús de boas recordações; e todo dinheiro em circulação será passado com tanta leveza e bondade que a mão esquerda não ficará sabendo o que a direita fez com ele.
.
Artigo 14 – Fica estabelecido que todo aquele que mentir em nome de Deus vomitará suas próprias mentiras, e delas se alimentará como o camelo, até que decida apenas glorificar a Deus com a verdade do coração.
.
Artigo 15 – Nunca mais ninguém usará a frase “Deus pensa”, pois, de uma vez e para sempre, está estabelecido que o homem não sabe o que Deus pensa.
.
Artigo 16 – Estabelecido está que a Palavra de Deus não pode ser nem comprada e nem vendida, pois cada um aprenderá que a Palavra é livre como o Vento e poderosa como o Mar..
Artigo 17 – Permite-se para sempre que onde quer que dois ou três invoquem o Nome em harmonia, nesse lugar nasça uma Catedral, mesmo que esteja coberta pelas folhas de um bananal.
.
Artigo 18 – Fica proibido o uso do Nome de Jesus por qualquer homem que o faça para exercer poder sobre seu próximo; e que melhor que a insinceridade é o silencio. Daqui para frente nenhum homem dirá “o Senhor me falou para dizer isto a ti”, pois, Deus mesmo falará à consciência de cada um. Todos os homens e mulheres que crêem serão iguais, e ninguém jamais demandará do próximo submissão, mas apenas reconhecerá o seu direito de livremente ser e amar.
.
Artigo 19 – Fica permitido o delírio dos profetas e todas as utopias estão agora instituídas como a mais pura realidade.
.
Artigo 20 – Amém!
.
Caio Fábio e tantos quantos creiam que uma revolução não precisa ser sem poesia.
Thiago Barbosa"
Dirijo-me àqueles que constantemente são apanhados pela tristeza ao se lembrarem de mim; àqueles desavisados que têm a certeza de que a espiritualidade se opera no campo do objetivismo e não do subjetivismo; àqueles julgadores que já formularam toda a trajetória do meu futuro, e que torçem para que suas proposições estejam corretas; àqueles que valendo de bom coração - e uma pitada de ingenuidade - enxergam-me na forma de "coitado", sendo alvo de intensas jornadas de oração.
Digo que sou estimulado, atualmente, a dar respostas ou fazer considerações por conta da falácia externa. Se não for fanático e tiver paciência para um bom diálogo, entenderá que trata-se de uma crítica não iconoclasta, mas crítica às ações que com alguma frequência venho tomado ciência.
Se fizer esforço, enxergará não uma pessoa diferente do que costumava ser, mas que agora, simplesmente exteriorizo pensamentos antigos, que antes eram vetados devido ao fanatismo com que constatemente me agarrava.
Só posso me lamentar das imagens que vão sendo fabricadas ao meu respeito e, destas não pretendo mais dar alguma explicação ou escrever outro post como esse.
Resta-me a esperança de que as pessoas deixem de enxergar as outras sob a ótica de suas ideologias, para que assim possa existir de fato o "outro" e não uma extensão distorcida de "mim".
Apesar de não perceptível por nós - num primeiro momento - a terra continua a sua órbita independente de fatores lógicos dos seres humanos. Gaia realiza sua função dia após dia, em velocidade constante, sem que nada a impeça.
Se me permitem a alegoria, direi que sou como esse planeta que chamamos de Casa. Independente daquilo que é externo, permaneço constante em minha rotação. Não posso me comparar totalmente a esse mundo, porque diferente de mim, este possui milhões de anos e, convenhamos, é tempo para caramba. Contudo, prossigo na desconstrução, construção e manutenção daquilo que chamo de identidade complexa pessoal.
Não posso desvencilhar de mim a tão querida filosofia, a mística tão suavemente presente e o ideal pulssante de mudanças. Todos esses elementos são a base para que me compreendam. E também, são estes fatores que me fazem ficar firme diante do ocorrido.
Não causa preocupação e estresse que por ingenuidade de uns, burrice de outros, inveja - por que não? - de uns poucos, ortodoxia de outra parcela, uma comunidade inteira venha a saber de quem realmente sou.
Minha cabeça não se inclina nenhum grau que seja, por onde quer que eu passe. Meus olhos não vascilam quando fito olhares inquisitórios ou de estranheza e, finalmente, minha mente não se engana com o finjimento velado em cada boa ação e/ou atitude de muitos daqueles que se relacionam comigo.
Que minha postura não seja encarada como rebeldia, pois isso seria ingenuidade e prova de que de tudo o que foi lido, nada foi entendido. Contudo, minha postura é única e pessoal, assim como minha mente. E, da mesma forma, como Gaia Terra translada em torno do Sol, meu mundo fará sua volta em torno dos pensamentos, atitudes, olhares e opiniões de quaisquer que forem.
Afinal, cheguei a essa terra livre, e nela permanecerei livre, até que a sepultura me prenda... Más notícias para aqueles que tentam manipular minha existência: Sou um ser Eterno e, livre na eternidade.
PS: Liberdade não esta fora, mas puramente dentro da mente...
Confesso a ti que estou profundamente magoado. E me magoo com aqueles que inquestionavelmente dizem ser conhecedores de seu caráter e de sua personalidade. Triste estou com aqueles que afirmam categoricamente serem filhos do senhor e de possuírem a mente de Cristo. Injuriado com aqueles que a frente estão da massa religiosa. Decepcionado porque sei que essa cabeça medieval, que exclui o séc XIX da história, não mudará, e enquanto grandes homens não se levatarem para sepultar esses dogmas que refletem muito mais os humanos, do que Tu que és divino, muitas pessoas continuarão no obscurantismo que a Idade Média institucionalizou.
Com a consciência pesada fico, pois por muito tempo eu levantei o meu dedo, e em alta voz bradei certezas que vejo que não as terei enquanto com o senhor eu não me encontrar. Não me castigues por ser tão menino...
Liberte pelo amor aqueles que são oprimidos pela falsidade, pela fofoca; que são reprimidos por qualquer tipo de jugo, seja dogmas e doutrinas, ou leis que não corresponde com o céu. Enxuge as lágrimas dos que choram, como creio que farás, porque incompreensão e obrigações ferem o coração. Acalme com sabedoria aqueles que, como eu, se revoltam com a situação atual da existência, pensando em jogar tudo para o alto. E traga de volta a esperança que a muito mingua; esperança que mostrar estar o seu amor acima das pessoas, das escolhas, das igrejas, das doutrinas, da sociedade, dos pecados, dos demõnios, de Satanás... Esperança, que se nos aprover, chamemos pelo nome de Jesus.
Um humilde e revoltado ser humano...
Alan Buchard
... Permitam-me fazer uma alegoria as palavras proferidas por Jesus, retirando-as do seu contexto: "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas" (Mateus 7:6)
Minha intenção aqui não é falar de missões, evangelismo, salvação e etc, mas sim daquilo que é íntimo... Daquilo que é considerado para cada um, o maior tesouro!
Apesar dor termo "tesouro" ser muito pouco utilizado por nós nesses tempos modernos, retrata bem a identidade própria de cada um. algo a ser enxergado, tal como os piratas que viveram séculos atrás enxergavam suas conquistas de ouro e prata: com Seriedade e Mistério.
Pensamentos íntimos, vontade própria, ideologias poderão ser más interpretadas, se com seriedade não refrearmos os impulsos que ocasionalmente surgem, e que aparentemente precisam ser extravazados, não importando quem quer que ouça.
O resultado pode ser desastroso...
O mistério tem que pairar, até que se decida ser quem você é, e ter peito para suportar o escândalo que isso será. O mistério deve ser velado. Para desvendá-lo... Só se reportando a quem criou o mistério.
Cada um tem seu tesouro que merece ser muito bem guardado, se possível, escondido. E que só merecem ser revelado para aqueles que não farão como os porcos fazem com as pérolas. Nem deêm aos cães o que é santo no subjetivo...
Para estes cães, estes porcos, pérolas não servem para nada. Afinal, são seres irracionais. E para quem não pensa, diálogo pouco adianta.
Não lançeis pérolas aos porcos, nem o que é santo aos cães, porque dessa forma, seu tesouro - de estimadíssimo valor - não será reconhecido pela massa irracional dos porcos e cães, que não farão outra coisa a não ser pisar sobre ele.
E que dor profunda será....
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial